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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38731
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Título: | Educação financeira de estudantes do ensino fundamental II : o que sabem sobre lucro? |
Autor(es): | ARAGÃO, Anna Barbara Barros Leite |
Palavras-chave: | Psicologia Cognitiva; Educação financeira; Estudantes do Ensino fundamental; Economia; Lucro |
Data do documento: | 7-Mai-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | ARAGÃO, Anna Barbara Barros Leite. Educação financeira de estudantes do ensino fundamental II: o que sabem sobre lucro?. 2020. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | Este estudo tem como objetivo geral analisar qual é a compreensão de conceitos econômicos, e, em especial sobre a noção de Lucro, por estudantes dos anos finais do ensino fundamental considerando o acesso a aulas formais de Educação Financeira Escolar. Toma-se por base teórica os pressupostos piagetianos e neopiagetianos (PIAGET; GRÉCO,1974; VERGNAUD,1983) para compreender a formação de conceitos, buscando articular com os estudos realizados sobre conhecimento econômico infantil (DELVAL,1991;2002; DENEGRI, 2010). Participaram dos estudos 150 estudantes, de ambos os sexos, com idades entre 11 a 14 anos, matriculados nos 6º,7º e 8º anos de duas escolas privadas da cidade do Recife, os quais foram alocados em dois grupos, cada um com 75 participantes a partir do acesso a aulas formais de EFE (G1: com aula de EFE e G2: sem aula de EFE). Os estudantes realizaram duas atividades, a primeira delas objetivou identificar os níveis de alfabetização econômica dos participantes, e foi realizada a aplicação de dois instrumentos: (i) a Prova de Raciocínio Verbal (PRIMI; ALMEIDA, 2000) e (ii) Teste de Alfabetização Econômica para crianças-TAE-n, (DENEGRI,2007). A segunda atividade objetivou analisar a compreensão do conceito de lucro entre os grupos de estudantes considerando o acesso às aulas de EFE, para tanto foi construída uma entrevista semiestruturada, apoiada em estudos anteriores sobre o lucro (JAHODA,1983; DELVAL, 2002; STOLTZ,2014). Para a análise da primeira atividade utilizou-se a classificação do Modelo de Psicogênese do Pensamento Econômico Infantil (DENEGRI,2007). A atividade de entrevista foi analisada à luz da proposta de concepção de Lucro apresentada por Delval (2002). Por fim realizou-se uma análise com o cruzamento dos dados das duas atividades articulando as duas perspectivas metodológicas. Em síntese, os resultados obtidos neste estudo apontam que a amostra selecionada apresentou uma boa compreensão de conteúdos econômicos gerais e as diferenças encontradas estiveram relacionadas ao nível de desenvolvimento cognitivo dos participantes. Observou-se a existência de esquemas específicos mobilizados no processo de conceptualização do Lucro relacionados tanto ao nível de desenvolvimento cognitivo dos indivíduos quanto às influencias dos contextos sociais, especialmente da escola e da família. Sobre o ensino de Educação Financeira no ambiente escolar, o presente estudo indica a existência de possíveis influencias dos materiais utilizados na formação dos conceitos pertencentes a esse campo conceitual. Entretanto, por se tratar de uma pesquisa diagnóstica e exploratória os resultados obtidos permitem fornecer informações preliminares sobre essas questões, e surgem como pontapé inicial para a realização de pesquisas futuras que se proponham a investigar o desenvolvimento de conhecimentos econômicos de crianças e adolescentes a partir do uso desses materiais didáticos. |
Descrição: | ARAGÃO, Anna Barbara Barros Leite, também é conhecida em citações bibliográficas por: LEITE, Anna Barbara Barros |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38731 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva |
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